Escrevendo para Web

Posted by Laryssa Rocha | Posted in , | Posted on 2/26/2010 05:04:00 PM

Tarefinha difícil essa, não?

Heim? É, é isso aí mesmo. Tem muita gente que acha que é super fácil escrever um texto para Web, que é só colocar umas gifs brilhantes, um texto escrito de qualquer forma et Voilà, está feito. Resposta errada.

Mesmo para quem tem o hábito da leitura e da escrita, ainda assim não é simples como parece. Não que exista uma regra. Aliás, longe disso. Não existem regras, afinal, a internet é um lugar livre, onde toda e qualquer pessoa que se sinta no direito pode exercer sua liberdade de expressão. Só que é aí que as coisas se complicam: se há milhares de pessoas escrevendo sobre a mesma coisa ao mesmo tempo, como eu faço pra que o meu texto seja escolhido dentre esses milhares?

Não, infelizmente não há uma fórmula mágica que atrairá os usuários e os fará ler. Pode até ser que você consiga, "magicamente" atrair algumas dezenas de pessoas para seu site. Só que você não tem como obrigá-las a ler e muito menos a continuar navegando se o seu layout for pobre ou simplesmente feio.

Tá, mas e o se o seu layout for lindo, enxuto e organizado?

Bom, aí a metade do trabalho já está feito. A outra metade depende do texto. Não tem jeito. Ou você escreve bem, ou não. É tudo uma questão de tentativa e erro, como tudo na vida.

Não que eu me considere a melhor "webwriter" do universo. Longe, MUITO longe disso. Não sei nem ao menos se eu sigo os conselhos que eu darei, mas de qualquer forma, eu me esforço para que tudo seja feito da melhor forma possível.

Portanto, unindo alguns conceitos básicos, a tarefa torna-se mais fácil:
• seja claro, objetivo e verdadeiro nos textos - nada de rodeios e mentiras quanto ao conteúdo, pois o usuário logo perceberá e irá embora;

• faça com que o layout seja o mais perfeito possível - tudo bem estruturado e clean, de forma que tudo o que o usuário procura seja achado facil e rapidamente (só não coloque tudo na página principal, pois só fará com que o usuário se perca mais!)

• não mate o português (nem de desgosto e nem de orgulho) - irreverência é legal, mas se a irreverência tornar o texto "ilegível" (com o famoso miguxês), aí não há nada que o faça ser lido. Só que escrever formalmente demais torna tudo muito chato e maçante, cansativo. Portanto, cuidado.

Garantir que o texto será bom e acessível, eu não posso. O que eu posso, é afirmar que todo e qualquer conselho é bem vindo, se você souber filtrá-lo da maneira correta.

:)

Carnival sucks

Posted by Laryssa Rocha | Posted on 2/13/2010 09:20:00 PM

Ah, o carnaval!
Pegação, bêbados, festa, alegria, animação, bla bla bla.
Será que eu sou a única que não vejo graça nele, o famigerado Carnaval?
Essa não é a questão. A questão é: Será que, quem pula o carnaval, sabe seu verdadeiro intuito? Acho que não.
Veja aqui o Marcelo Tas explicando por que o carnaval é carnaval:


Fonte: http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2010-02-01_2010-02-15.html#2010_02-11_10_05_02-5886357-0

Jura? É, pois é. Uma festa cristã. Será que o famigerado Papa concorda com tudo isso que esse feriado santo tornou-se? Eu não estou aqui pra julgar ninguém, nem pra fazer discursos religiosos fanáticos. Mas que o feriado deturpou-se, ah, não há como negar. Paciência, todos são um bando de hipócritas moralistas mesmo. E, que seja. Eu não gosto mesmo.

Na verdade, eu tenho pra mim que essa foi mais uma das políticas pão e circo que há por aí. Não duvido nada que, se o Arruda for solto nessa semana, ninguém vai notar. Tudo de caso pensado, aposto.

Mas quem se importa, né? É carnaval!

Quem?

Posted by Laryssa Rocha | Posted in , , | Posted on 2/11/2010 08:14:00 AM

Hello, stranger.

Normalmente os blogs, de uma maneira geral, começam com uma apresentação de quem posta e todas essas coisas. Essas apresentações, normalmente são bem descoladas, com uma cara bem bacana e afins. Mas eu, não sei como nem porquê, não consigo fazer assim. Acabo me prolongando demais e ninguém nunca lê. Me prolongando tanto que esse parágrafo já está bem grande. Portanto, sem mais delongas:

Meu nome é Laryssa Rocha, tenho 15 anos, moro em Osasco/SP.
Estudo no ITB Maria Sylvia Chaluppe Mello, em Barueri. Estou no 2º ano do ensino médio. Faço, integrado ao médio, o curso de Informática para Internet. Ainda não trabalho, mas pretendo começar o mais breve possível. Faço curso de francês e aprendi inglês (pelo menos um pouco) sozinha.

Gosto de ouvir música, internet (como todo e qualquer adolescente na minha idade), de ler, de ficar em casa, de sair, de ver filmes, e muitas outras coisas das quais você, provavelmente, não se interessaria.

Não gosto de calor, que me xinguem e/ou me desrespeitem... E todas essas coisas clichês.

Fiz este blog pelo projeto de Redação Técnica da escola, mas, se eu tiver pique, após o término do projeto, pretendo levá-lo adiante. Ou não. É que aqui eu tenho a certeza de que alguém vai ler. É que o meu orgulho é tamanho que eu prefiro não fazer sabendo que o ninguém lerá e todo o meu trabalho será em vão.

Gosto que as coisas sejam feitas direito, porque se é pra fazer mal feito, não faça. É por isso que meus textos podem até serem demasiadamente longos e por vezes maçantes, mas assim eu sei, meu caro, que eu fiz o meu melhor e que as minhas ideias estão claras e expostas da forma como eu queria que elas fossem. Porque eu faço a diferença. O problema é que as pessoas simplesmente não se importam com o diferente, com o importante. Elas preferem continuar na mediocridade.

Falei demais...
Desta forma, eu me despeço.

Au revoir! ;)